Preparando para a volta as Aulas

Publicado em 25/01/2009 por Pedro Villalobos

Volta as aulas, ao trabalho, a vida cotidiana. Muita gente detesta sair do clima de férias e entrar na batalha de levar filhos para o colégio e afins (eu sei disso, devia ser uma batalha ME levar para o colégio). Mas para evitar grandes transtornos, alguma preparação pode ser bem interessante:

Adapte seus horários ao novo ritmo

Acordar cedo pode ser uma batalha depois de um mês dormindo até tarde. Eu não sou muito fã de dormir em excesso (apesar de as vezes o fazer), mas uma boa noite de sono é fundamental para manter a produtividade em alta. Com todo o horário bagunçado de férias, uma boa opção é dormir um pouco mais cedo que o normal, para acostumar com o novo horário de despertar.

Se ainda assim estiver difícil de acordar na hora, você sempre pode transformar seu computador em um despertador.

Faça uma boa faxina em casa

Imagine descobrir que você comprou um material ou livro que já tinha, um grande desperdício de dinheiro, não? Organizar tudo que precisa para seu trabalho ou estudos evita este tipo de surpresa desagradável e ainda te prepara para começar o ano mais tranquilo, sabendo que dali para a frente é só manter organizado.

Você pode começar jogando fora todo o material que não é mais necessário e deixando à mão o que vai precisar com frequência, a partir daí fica ao seu critério.

Compre tudo pelo menor preço

Se você deixou a compra do material escolar para a ultima hora, vai descobrir que agora está tudo muito mais caro. Mas ainda assim você pode economizar de algumas formas:

- Compre material em maior quantidade: Se organize com mais duas ou três pessoas e compre o material básica em lojas que vendem por atacado, o preço é menor e a qualidade a mesma de qualquer papelaria.

- Compre livros usados: Livros didáticos que são usados por apenas um ano não devem ser jogados fora, em Sebos e livrarias especializadas você encontra livros em ótimo estado por um preço bem camarada, além de poder usar os seus velhos como parte do pagamento também.

- Compre livros em maior quantidade: Se você precisar do livro novo, junte novamente algumas pessoas e faça encomendas diretamente com a editora. Já falei, compras em quantidade rendem descontos.

- Deixe para depois o que puder: Boa parte do material (especialmente o de listas de colégio) não vão ser usados imediatamente, por isso comprar só o que vai ser usado imediatamente pode ser mais econômico. Quando passar a “febre da volta as aulas” e os preços se normalizarem, você pode comprar o que ficou faltando.

- Recicle: Para que jogar fora um caderno que ainda tem metade das folhas? Junte todas as sobras e encaderne novamente. Papel nunca deve ser desperdiçado!

Seguindo alguns passos simples sua volta as aulas ou ao trabalho pode ser eficiente e econômica.

E você, tem alguma outra dica para voltar ao ritmo normal de forma produtiva? Deixe seu comentário!

Como Poupar Dinheiro de Forma Extrema

Publicado em 6/11/2008 por Pedro Villalobos

607166_empty_change_purse Se você está considerando ler este artigo, é porque provavelmente já tentou de tudo e nada tem adiantado, afinal, é um gastador compulsivo. Tudo bem, talvez um psicólogo fosse melhor, mas as vezes basta cortar o pé da cama.

Como muita parece estar correndo para poupar algum dinheiro e investir na bolsa,vou ser o mais objetivo possível:

1- Dê um fim aos cartões e cheques

Apesar deles terem sido inseridos em nossa sociedade já tem tempo, muita gente ainda não sabe como usá-los e tem a sensação de que não estão gastando. Não te-los por perto é a melhor saída.

2- Saia de casa com o dinheiro contado

Novamente, se não está no bolso, você não tem como gastar. Com o tempo você pode aprender a manter algum dinheiro guardado na carteira para qualquer emergência.

954861_money 3- VENDA! VENDA! VENDA!

Bem, não é exatamente economia, mas se sua casa for como a minha, ainda está abarrotada de coisas que podem ser removidas. Separe um dia (à noite, no final de semana, assim você não gasta saindo) e junte tudo que não quer/precisa mais. Tire algumas fotos e anuncie.

Lembre, se é algo que você não quer mais, qualquer valor que te pagarem será melhor do que algo guardado e juntando poeira.

4- Fique em casa

Para mim é bem difícil fazer isso, adoro sair, mas com metas a serem cumpridas, temos que nos sacrificar. Depois de passar alguns dias juntando as coisas que não precisa mais e vendendo, você pode assistir a um filme, ou jogar alguma coisa. Até beber em casa é mais barato do que na rua.

5- Estude seus hábitos

Isso mesmo, estude e entenda melhor porque você gasta tanto e o que pode fazer para economizar mais. Muitas vezes uma simples compulsão por comprar sempre a bugiganga que o menino oferece na rua, ou dar uma esmola podem estar te prejudicando mais do que imagina.

Maravilha! Tenho dinheiro, e agora?

Que tal fazer o dinheiro trabalhar para você? O Mateus Lana, que escreveu alguns artigos sobre bolsa de valores para o Isso Mesmo está oferecendo um curso de iniciação a bolsa de valores na semana que vem aqui em Belo Horizonte e me pediu para divulgar.

O curso vai ser ministrado na Gradual Corretora, entre os dias 11 e 13 de novembro, no periodo da noite. Quem tiver interesse em participar, pode dar uma conferida neste folheto aqui embaixo:

curso_bolsa
Clique para ampliar

Bons investimentos!

[Este, infelizmente,  não é um artigo patrocinado]

Pare e descanse

Publicado em 21/07/2008 por Igor Barbosa

9 formas de ser mais positivo

Para mim sempre foi claro que saber a hora de descansar é tão importante quanto saber estudar, saber estipular metas (e cumpri-las), ter uma metodologia para fazer sua prova e ter um bom planejamento financeiro para tocar aquele projeto. Mas isso está claro pra você?

Um bom período de descanso faz mais pra você do que mudar a sua rotina. Ao descansar e tirar a sua mente de toda correria do dia, pode trazer um lazer e quem sabe ate mesmo um pouco de ócio criativo.

Você já se pergunte se uma parada rápida não lhe tornara uma pessoas mais produtiva nas próximas horas? Normalmente funciona muito bem para mim.

Uma boa folga é a oportunidade ideal para atualizar a leitura atrasada e relaxar do stress acumulado pelas horas de trabalho.

Umas boas férias alem de trazerem lazer e oportunidade de viajar a novos lugares e aproveitar a família ela pode ser tudo que você precisa para voltar preparado para encarar os desafios e ainda pode ajudar a você enxergar os problemas por um ângulo que ainda não lhe tinha ocorrido.

Então fica dada a dica: Saiba à hora de parar e descansar.

Planeje as paradas mais longas como as das horas-extras e das férias. Lembre-se que planejar-las só ira tornas as coisas mais fáceis, baratas e menos estressante tanto na folga e na volta ao trabalho.

8 Programas para Turbinar seu Smartphone Symbian

Publicado em 19/02/2008 por Pedro Villalobos

Como bom geek que sou, há pouco tempo comprei um smartphone para mim. Ótimo, brinquedo novo na mão e com a possibilidade de instalar milhares de programas gratuítos e legais, mas como transformá-lo numa ferramenta de produtividade móvel? Simples, um teclado bluetooth para poder deixar o notebook em casa e os programas certos para nunca ficar na mão.

LightNotepad – o editor de textos

A primeira coisa que procurei foi um editor rápido de textos, para nunca ficar sem ter onde anotar observações e criar novos artigos sem depender de uma conexão com a internet. O LightNotepad é um editor bem simples, que edita qualquer arquivo em texto puro. Sua única limitação é o tamanho do mesmo, qualquer arquivo com mais de 200kb se torna somente leitura. Como o objetivo não é escrever um livro, 200kb são mais que suficientes.

Adobe Reader – nunca esqueça dos pdf’s

Isso mesmo, a Adobe possui uma versão para celular de seu famoso leitor de arquivos PDF. Óbvio que dispensa apresentações e explicações. Use e abuse!

Adobe Reader para Symbian

ToDoManager – lembre-se do que tem que fazer

Listas de afazeres são ótimas para cumprirmos nossos objetivos e nunca esquecermos de passar no supermercado para comprar sabonete. Já sugeri um ótimo programa para o computador, mas com esse no seu celular vai ficar impossível esquecer qualquer coisa. Tem alarme e opção de prioridade da tarefa.

GMail – seu e-mail com você o tempo inteiro

Claro que a Google não podia ficar de fora, então lançaram um sistema para acessar sua conta do GMail à partir do seu celular sem preocupações e o melhor de tudo: ela é otimizada para um consumo menor de banda!

Google Maps para Celular Google Maps – com ele você não fica perdido

Além do GMail, também é possível acessar o Google Maps à partir de seu aparelho e se você possui um celular com GPS (o Nokia N95 por exemplo) ou um GPS Bluetooth pode utilizá-lo para traçar rotas exatas à partir de sua origem ou então usar a função Meu Local que dá sua localização baseada na triangulação das antenas de celular da sua área. Pelo menos aqui em Belo Horizonte a margem de erro é de 500 metros. Com ele você também pode pesquisar por supermercados, hotéis, postos de gasolina e muito mais na região em que está.

Mr Lock – para não discar sem querer para ninguém

Mr LockUm grande problema de alguns smartphones Symbian é a ausência de uma função de bloqueio automático após determinado tempo. Existem diversas opções de programas gratuítos para isso, mas um grande diferencial do Mr Lock é sua possibilidade de customização. É possível escolher em quais perfis você quer que o celular bloqueie automaticamente e em quais programas quer que esse bloqueio seja desativado.  Pessoalmente só uso o bloqueio no perfil que uso quando estou na rua, com o celular no bolso.

Fring – um mensageiro muito versátil

Um celular com conexão wi-fi ou acesso à rede 3G pode ser uma mão na roda quando você precisa fazer um interurbano ou até mesmo uma ligação internacional. Isso porque com essas redes de alta velocidade é possível utilizar o Skype e outros programas de mensagem para conversar por texto ou som por um preço bem mais acessível que o padrão das operadoras. O Fring oferece acesso aos mais diversos mensageiros (Skype, MSN Messenger, ICQ, Google Talk, Twitter, AIM e Yahoo) e uma qualidade de chamada excepcional.

S60SpotOn – uma lanterna de bolso

Seu celular tem câmera com flash? Um visor bem iluminado? Pois então nos dois casos você pode usar esse programinha para mantê-los ligados permanentemente sempre que preciso. Achar a chave de casa dentro da mochila vai ficar muito mais fácil.

Esses são os oito programas que não saem do meu celular de jeito nenhum. São todos gratuítos e compativeis com celulares Symbian Série 60 Versão 3, alguns tem versões para outros modelos também. Além disso, o GMail, Google Maps e Fring dependem de conexão à internet, por isso recomendo a contratação de um plano de dados com sua operadora de celular, ou uma conexão direta por wi-fi.

E você, tem algum programa no celular para dar uma ajuda na produtividade móvel? Deixe suas dicas.

Receita para um Brainstorm

Publicado em 17/01/2008 por Pedro Villalobos

image Ok, ok. O Igor já falou o que é brainstorm anteriormente e como foi um artigo muito bem recebido e que renderam perguntas interessantes por e-mail e de amigos, decidi criar uma receita de como fazer brainstorm:

Ingredientes:

- Um tema;
- Papel;
- Caneta[bb];
- 30 minutos de concentração.

Modo de Preparo

Comece preparando o ambiente. Coloque o celular[bb] no silencioso, tire o telefone do gancho e feche qualquer mensageiro (MSN, Skype, GTalk, etc). Resumindo, elimine qualquer distração durante os 30 minutos que vão durar seu brainstorm. Uma biblioteca pode ser o lugar ideal se no trabalho ou em casa você não consegue se desligar.

Com o ambiente devidamente preparado, comece a refletir sobre seu tema e coloque no papel TUDO que acha ser relativo ao mesmo. Não importa se a idéia parece um pouco estranha ou até mesmo aleatória demais, agora não é o momento para refletir sobre ela. Simplesmente coloque-as no papel.

Após 30 minutos de pensamentos anotados é hora de separar o joio do trigo. Corte as idéias que fogem demais da realidade e as que não se encaixam bem no tema proposto. Estas últimas podem servir de referência posterior para outros temas, lembre-se: uma idéia nunca deve ser desperdiçada.

Modo de Servir

Com a lista mais refinada, você agora pode separar as idéias e fazer um pequeno brainstorm[bb] para cada uma. Em geral, 10 minutos para cada são suficientes para descobrir qual é a melhor de todas.

ATENÇÃO!

Uma das grandes vantagens do brainstorm é a velocidade em que ele é feito, portanto não fique parado em idéias que não consegue formular, escreva-as da mesma forma que pensou e deixei para o passo seguinte a adaptação delas.

E claro, não se esqueça que o brainstorm é uma “arte” que vai ser aprimorada com o passar do tempo. Não espere resultados fenomenais na primeira vez e nem desista se não conseguir na terceira!

Próxima Página →