Mais segurança no Gmail

gmail_seguro O Hackszine publicou hoje algumas dicas que eu já uso tem um tempo e que são ótimas para evitar pessoas vasculhando seu e-mail.

HTTPS é o caminho

A primeira e mais básica é acessar o Gmail usando uma conexão segura. Quando você acessa o Gmail, seus dados como usuário e senha são enviados através de uma conexão segura, mas depois ele usa uma conexão convencional para abrir sua caixa de entrada e ela pode ser monitorada.

Para fazer isso, basta acessar usando HTTPS, ou seja https://gmail.google.com/. Pode ser que seu navegador informe que têm elementos não criptografados e pergunte se deve exibi-los. Simplesmente selecione sim.

Feche a porta ao sair

Essa é outra dica nem deveria ter que existir, mas faz toda a diferença. Sempre clique em SAIR ou LOGOUT quando terminar de usar o e-mail. Assim os cookies do Gmail terão seu acesso revogado e ninguém que tenha baixado eles vai poder acessar sua conta sem a senha.

Essa dica vale para qualquer serviço que você use que precise de senha, inclusive sites de bancos.

Use a Tetrachave

Essa última é fundamental para qualquer serviço na internet, use uma BOA SENHA! Se não sabe como criar uma, confira o artigo que o Igor escreveu sobre o tema.

No mais, só o bom senso e o tempo vão te ensinar qual a melhor forma de se proteger na internet. Mas se tiver alguma outra dica, deixe nos comentários!



Pedro Villalobos - 10/08/07


3 Comentários

  1. Anny Rose disse:

    Beleza, cara. (Y)

  2. Boa idéia, Anny. Vou escrever um tutorial dele :)

  3. Anny Rose disse:

    Olha, Pedro, uma dica interessante (acabei de pensar agora) que vale não só para o Gmail, como também para qualquer serviço que ultilize senha. É quando for usar uma Lan House, ou algum computador público, ao invés de digitar a senha, ultilize o teclado digital (recurso do próprio XP) para se proteger do Keylogger. Dá um update aí no post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *